quinta-feira, 27 de junho de 2013

Julio Cabrera e Thiago Lenharo di Santis - Porque te amo, NÃO nascerás!

"Aqui se trata de descrição, não de atitudes. E, por outro lado, já no pólo máximo da dor, não se pode continuar dizendo sim a vida 'apesar de tudo'. Pois, nesse caso, eu mesmo me transformo no 'pesar' de viver: o aceitar a estrutura 'apesar de tudo' transforma-se no aceitá-la 'apesar de mim mesmo', algo que já não posso permitir-me.

Quando o próprio Nietzsche viu-se nessas circunstancias, escolheu a loucura."

"E muito pior: desejariam eles serem responsáveis pela existencia de uma pessoa que possa ser tão sensível, machucada, devastada e até destruída pelas dores da existencia? Bem, ao decidir por ter um filho responde-se sim a essa questao."

"Suicidio não serve: não apaga o fato de ter sido" - Max Frisch, O Viajante.

"Sim, acredito que voce observe muito bem que a maioria das pessoas continua vivendo porque consegue se adaptar, aguentar, suportar. O ser humano modelo parece ser aquele que, independentemente de acometimentos, continua respirando, se alimentando, urinando, defecando, procriando, e, de preferencia, trabalhando e se dizendo feliz. É possivel adaptar-se a uma infinidade de circunstancias: a perda de pessoas queridas, a falta de visao ou de pernas, a escassez de alimentos, e assim por diante. Nosso corpo é uma máquina adaptativa, porque afinal de contas, é uma máquina de sobrevivencia."

"Certa vez, segundo li em algum lugar, parece que Cabrera ficou furioso numa fala sobre suicídio, oferecida em alguma universidade brasileira, porque alguém do público lhe disse que se a vida humana não tinha nenhum valor (como Cabrera sustentava) entao o suicídio era a única saída. Ele respondeu que a condição humana era composta pela tensão entre a estrutura terminal do ser e a criação intramundana de valores, e que a escolha acerca do que fazer com este delicado equilíbrio pertencia ao ser humano singular em cada caso e que, portanto, não podia haver receitas gerais sobre suicidar-se ou não suicidar-se."

"Um mundo onde precisamos ser estóicos não parece ser um mundo bom."

Nenhum comentário:

Postar um comentário