sexta-feira, 30 de setembro de 2016

escuro

29.09.16

eu estou me esforçando
mas pareço nunca conseguir sair
desse lamaçal escuro de dor
esse lodo estranho
e anti-humano
que é a depressão

estou me esforçando
para aprender a nadar sem me afogar
a dançar no escuro
e a saber pedir velas
quando beira o insustentável
nessa noite escura da alma
que parece interminável

"a gente ama feito a Frida Kahlo
e morre feito o Elliott Smith"*
estou tentando não morrer
estou tentando não morrer
eu juro
por favor,
acredite em mim

a maior parte das pessoas
não se dá conta
da grande conquista que é sobreviver
parece algo indigno de nota ou aplauso
algo dado, óbvio, nada a ser parabenizado
pensar isso é coisa
de quem nunca quis muito
muito
morrer
pois então sobreviver se torna vitória, sim

abrir os olhos, viva
ainda que se tenha dormido pessimamente
tomar banho
comer algo, nem que seja miojo
talvez lavar louça
como alguém pode se orgulhar disso?
bem, eu posso
alguém que já odiou cada batida do próprio coração
por ser sinal da permanência da vida
alguém que já quis chorar toda manhã
e amaldiçoou seus dias
por continuarem vindo
um após o outro
um após o outro

eu ainda queria queimar certas memórias
que tanto pesam no meu corpo
nos meus olhos

"a responsabilidade é um golpe do meu inconsciente
para me manter viva.
as pessoas, elas não sabem
como é ser triste
elas mal aguentam estar tristes."**

vez ou outra escuto que sou alegre
não é mentira
quando estou bem, a alegria é proporcional
a saber quanto custou-me estar ali, viva
e abraço e amo meus amigos
e ao Sol, a Lua, as estrelas
Madre Tierra em toda sua grandeza
sorrio como sobrevivente que sou
é isso é muito poderoso
ainda que eu o saiba
frágil
ainda que eu me saiba
frágil

a vida é um presente do Universo
que eu não sei muito bem como lidar
mas eu juro, hoje
apesar de tudo, tudo
é um presente que não estou tentando devolver
é um presente que estou tentando levar
até o fim

(eu não acho que precisava ser assim
sermos forjadas pela dor
pessoas como eu
quebram
ainda assim
estou buscando seguir)



*paráfrase de Vitor Brauer - Amor e Morte http://vitorbrauer.bandcamp.com/track/amor-e-morte
**Patricia Nardelli - Saiwalô https://patricianardelli.wordpress.com/2013/07/18/espantalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário