terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pasta azul da minha mãe

Se eu pudesse reaver aquela pasta azul
Com escritos e desenhos meus e dela, desde talvez 1999
Eu tinha só 5 anos
Mas nossa sinfonia era tão afinada
A conexão não era sanguínea ou genética
Era de alma

Se eu pudesse reaver aquela pasta azul
Ficaria tudo blue, como ela dizia
Embora "tudo blue" significasse "tudo bem", não "tudo triste"
Triste fico eu pois sei que jamais terei novamente aquela pasta

Se eu pudesse reaver aquela pasta azul
Eu levaria os poemas dela ao sarau do Palavreado
Eu mostraria aos presentes a força da palavra
De uma mulher considerada louca
De uma mulher considerada irresponsável
Uma mulher que desviava da norma
Uma mulher soberbamente divergente
Três caracteres de um CID
Não dão nem sombra de toda a genialidade dela
A inefável subjetividade dela
Ou a minha, também patologizada

Se eu pudesse reaver aquela pasta azul
Declamaria pra vocês aqueles poemas
Mas jamais terei novamente
Só posso oferecer minha própria palavra
Da herdeira marcada pela loucura, amor, ausência e perda
O resto é silêncio, e saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário