domingo, 28 de janeiro de 2018

o amor não pode ser outra coisa que não livre*

para L.H.

"acompanhe o pássaro
mas não atrapalhe o voo
não tente olhar com as mãos
ficar perto requer outros dons"**

olhar para uma flor
e desejá-la
e mesmo amá-la
e não podar
apaixonar-se pelas asas de alguém
e prometer a si jamais cortar***

aprender a amar sem podar
sem pudor e sem poder também
aprender a cultivar com água
mas nas emoções benditas que fluem
não afogar o cacto por excesso de zelo
não deixar o solo seco

não fomos criadas, nós
pessoas, nós mulher
para amar com liberdade
a liberdade de uma mulher afronta
um homem a ponto de ser fator de risco
e para nós,
o amor é cooptado para transformar devoção
em servidão
transformar cuidado
em martírio
e auto-anulação

reiventar os amores
como não fomos ensinadas a fazer
como eu não fui ensinada a fazer
ninguém nunca me disse que eu poderia amar uma mulher
ninguém nunca me disse que eu poderia amar mais de uma pessoa
eu fui desobedecendo como pude

eu amo como uma mulher
eu frequentemente amo muito mais
do que amo a mim
e isso adoece, e eu renuncio
e respiro pra deixar sair

e permanecer em mim e nela
apenas o que nutre a terra
em vez de secá-la.


*paráfrase da frase da anarca-feminista Emma Goldman: "Amor livre? Como se o amor pudesse ser outra coisa que não livre!"

**música Letuce - Binóculos


***paráfrase de Carlos Miguel Cortés, "Y una cosa puedo jurar, yo que me enamore de tus alas, jamás te las voy a querer cortar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário