terça-feira, 20 de abril de 2021

vermelho-romã

você parou de comer porque o amava
em certa medida, eu também
para ser mais amada
ou para desaparecer
o amor no patriarcado
soa como tragédia
dolorida
ainda que mil vezes encenada 

e nós amamos as gregas
e Perséfone, e Psique
e as ninfas, e os átridas
amar mulheres
ainda é ser apátrida
nesta terra que não nos cabe
jogo minhas tranças a ti
pois me permitiu não jogá-las
quando eu não quisesse
amor floresce
na quietude das madrugadas 

este solo que é nosso
é nosso não porque a desejo somente para mim
é nosso porque neste habitar
neste espaço-tempo afetivo, cálido lugar
o que construímos é inimitável
bordado com a delicadeza
de mãos femininas
que escrevem poesia
e artigos
e odeiam hospícios
e conspiram
juntas 

cuidarei de meus traumas
lavarei minhas marcas
para que o que saia de sua boca
eu sempre admire
e jamais silencie
que você possa falar e calar
gritar e chorar e inclusive me deixar
a porta sempre está aberta
jamais será um cárcere
jamais pedirei mais
do que o que pode oferecer
dentro dos seus limites 

o possível é um caminho que vale a pena desbravar
nesta jornada permeada
pelo incognoscível
venusianas nos olhamos
talvez um dia a poucos centímetros
dos quais cada milímetro de poesia
e conexão
adoçou meus dias
e ajudou a desejar
que outros virão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário