domingo, 24 de abril de 2016

"faltou mãe na sua vida"

um dia na casa do ex
fiz babaganoush
pra mãe dele, com carinho
carbonizei a berinjela na chama do fogão
bati no liquidificador, temperei
fiz meu melhor
ela disse que adorou

algum tempo depois, um dia
ao falarmos sobre o filho dela
ela disse
"aquele dia que você fez a pasta, eu percebi
que faltou mãe na sua vida
e ele tem a mim e não aproveita"

e aquilo me rasgou em várias direções
por ser verdade que ele não aproveitava
a mãe dele ali, viva
e me rasgou também o fato de,
 mesmo eu tendo feito meu melhor ao cozinhar,
eu ter soado desajeitada, inábil
por ter mesmo me faltado mãe
e por minha mãe dizer, em tom de crítica
quando eu não morava mais com ela
sobre minhas roupas que ela achava não tão bem lavadas
(especialmente meias)
"está faltando mãe na sua vida"
e eu ficava incrédula e irritada
claro que estava
e ela estava viva
e nesses momentos, viva e crítica
mas nunca entendeu que quem ruiu nossa relação
foi ela, não terceiros
e por Deus, as meias eram o de menos

me faltou mãe
me faltava mãe
me falta mãe
todos os dias da minha vida
falta a minha mãe
e pra mim minhas roupas estão limpas o bastante
o que faltou foi a parte minha que ela levou junto
para o túmulo.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar: amo seu blog e como vc escreve <3
    E em segundo, queria compartilhar a impressão que tive com o poema em si: pra mim, pouquíssimas pessoas no mundo se importam com nossas meias, se estão lavadas ou não, se nossas roupas estão muito amassadas no guarda-roupas e talvez isso as estrague. Acho que quem, principalmente, se importa com isso são as mães, pra boa parte do resto do mundo é só "foda-se como tão suas meias". Minha aposta é que elas se preocupam, dentre outros motivos, porque não querem que a gente "passe vergonha por aí", que as pessoas nos tratem mal, riam da nossa cara pela nossa roupa não estar tão linda e que não nos recebam bem e por aí vai. Acho que quando ela disse que suas meias não estavam tão bem lavadas, estava se importando com vc. Provavelmente as suas meias eram as únicas meias do mundo pras quais ela daria essa atenção...Enfim, trazendo como me chegou. Tenho certeza que ela te amou imensamente. beijinho <3

    ResponderExcluir